Atualmente, compartilhar é o caminho. Seguimos para um era de compartilhar tudo, de pensamentos às experiências, de espaços à bens, de favores às gentilezas e de trabalhos à serviços. Nessa onda, apareceram os Coworkings. Os escritórios compartilhados já viraram um verdadeiro sucesso. Nesse post você verá as vantagens do Coworking e o porque essa é uma tendência mundial.

A ideia nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente em São Francisco, Califórnia. O primeiro espaço de Coworking abriu em um apartamento, onde trabalhavam três profissionais de tecnologia. O local era para trabalhadores independentes que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiências.

No Brasil, demorou um pouco para essa ideia chegar, mas hoje já estão presentes. Mas, ao contrário do que se acredita, não são apenas as grandes metrópoles que contam com os espaços de trabalho compartilhados. Cidades do interior chegam a ter mais Coworkings do que algumas capitais brasileiras.

As vantagens do Coworking

Aumento do Networking

Um dos maiores diferenciais de trabalhar em um Coworking é conviver com outros profissionais, que, naturalmente, passam a ser potenciais parceiros. É uma grande oportunidade para acessar talentos, gerar ideias e construir novos negócios. Muitos Coworkings também promovem eventos com o objetivo de potencializar a aproximação e a interação entre os profissionais que frequentam o espaço.

Redução de custos operacionais

No Coworking, investimentos com a operação são reduzidos de maneira substancial. Optando pelos escritórios compartilhados você economiza e alavanca suas vendas, pois se despreocupa com questões operacionais e passa a focar nas estratégias que realmente importam para o seu negócio. Você já encontra uma estrutura completamente pronta para ser utilizada. O único valor pago é a da mensalidade.

Mais produtividade e equilíbrio

O Coworking é uma ótima alternativa para quem trabalha home office. Em casa, sempre há distrações e o grande risco de a vida pessoal atrapalhar a profissional, o que pode comprometer a sua produtividade. Mas, em um espaço de trabalho compartilhado, há um ambiente exclusivamente preparado para você trabalhar. Isso traz mais foco e rendimento, além de ajudar no equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Compartilhamento de ideias

Um escritório compartilhado é sinônimo de se envolver em um ambiente altamente criativo, onde você compartilha e recebe conhecimento e ideias. É possível, por exemplo, pedir uma opinião ou tirar uma dúvida com um especialista de um assunto que você não domina. No Coworking, você encontra um espaço com valores como empatia e reciprocidade e que são efetivamente praticados. Uma chance do seu trabalho ficar mais rico e ainda ajudar um colega.

Móveis de Coworking

Em um Coworking, todos os aspectos são pensados na colaboração e coletividade. Os móveis também são muito importantes para transmitir essa sensação. Na Interativa Móveis, você encontra ambientes preparados e específicos para trabalhos em equipe e para escritórios compartilhados.

Planejar o ambiente de trabalho como um espaço colaborativo, conectando as pessoas e facilitando o compartilhamento de informações, ajuda a construir um relacionamento dentro de qualquer empresa ou ambiente de trabalho. Algo saudável e produtivo todos os tipos de negócio.