O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que acredita que a distribuição dos móveis e a organização deles interfere na harmonização do ambiente, ajudando a limpar e renovar energias. Essa técnica pode ser aplicada em qualquer ambiente, e ser utilizada para diversas finalidades. Seja em casa ou no escritório, você pode conquistar tudo por meio da disposição dos móveis.

Quem passa horas sentado no trabalho sabe o quão desconfortável é, além de ter uma cadeira ruim, estar em um ambiente com muita circulação de pessoas, em um ambiente sem luz solar ou muito barulhento. Tudo isso além de trazer negatividades, dificulta a concentração, e o Feng Shui existe justamente para combater tudo isso. Seja para auxiliar na produtividade ou na liderança, criar um ambiente de trabalho agradável é essencial.

1 – Limpeza

A primeira dica é regra, manter qualquer ambiente limpo é fundamental, segundo o Feng Shui. Ambientes sujos e desorganizados atraem energias negativas. E não é apenas a limpeza do chão e das mesas, é importante se livrar de documentos antigos e materiais que estão sem utilidade e organizar armários e gavetas para facilitar a circulação das boas energias.

2 – Posição da cadeira

Ficar de costas para a porta do escritório pode dar um sentimento de insegurança e aquela sensação de que você pode ser sempre pego de surpresa. Além de que, para você líder, estar de costas para a porta pode ser intimidador e parecer não estar disposto à receber ninguém à sua sala. Para se sentir mais seguro e ter controle de quem entra e sai da sua sala, você deve posicionar sua cadeira de frente à porta de entrada, para ter uma ampla visão do ambiente e priorizar a sensação de bem-estar.

3 – Mesa organizada

Essa é velha, mas a sua mesa deve sempre estar em ordem para aumentar sua produtividade. E para o Feng Shui, deixar a mesa organizada auxilia na melhor circulação das energias positivas.

Deixe seu computador no centro da mesa, e em cima dele um objeto vermelho, que simboliza sucesso e reconhecimento. Para atrair boas energias, no canto direito da mesa – que simboliza os relacionamentos – coloque fotos ou objetos que o faz lembrar de alguém especial e junto o telefone, para atrair clientesOutra dica é colocar no lado esquerdo uma plantinha, que além de trazer um toque natural, simboliza a família.

4 – Plantas

Para atrair mais tranquilidade para o ambiente você deve adotar uma planta, seja em vaso pequeno, grande, no chão ou em cima da mesa. O que importa é trazer a natureza para o ambiente de trabalho. E além da calma, as folhas redondas podem estimular a criatividade e as flores amarelas atrair a riqueza.

5 – As cores

Que tal dar novas cores às paredes e objetos do seu escritório? As cores do Feng Shui no trabalho costumam ser branco, preto, verde ou azul. Mas isso não é regra, depende de cada ambiente e sua necessidade. Se você quiser aumentar a concentração, melhorar a memória e o humor, aposte no amarelo. Agora, se você percebeu uma agitação além do normal, confie no verde para atrair mais calma. Já se estão todos desanimados, o vermelho promete dar mais motivação. Todas as cores podem influenciar e favorecer alguma área do ambiente de acordo com a necessidade de cada um.

6- Iluminação

Lugares escuros são desagradáveis, desestimulantes e não ajudam na circulação de boas energias, de acordo com o Feng Shui. Então é importante clarear, permitir principalmente a entrada de mais luz externa, do sol. Mas se isso não for possível, você pode investir em iluminação elétrica, em lâmpadas mais claras.

A última dica e não menos importante é trocar a cadeira e móveis velhos do seu escritório, pois além de seu bem-estar, a apresentação ao seus clientes é extremamente importante. E já falamos aqui sobre como uma boa cadeira altera o rendimento no trabalho e auxilia na disposição dos funcionários. Agora sim você já está pronto! Na Interativa Móveis você encontra as melhores cadeiras e móveis para seu escritório, venha conhecer nossa loja!